segunda-feira, 20 de maio de 2013

"HOMIS DE BISSAU"

Uma estudante, ao despedir-se de um colega, atirou-lhe, meio a brincar, meio a sério, a seguinte frase: "os homens de Bissau têm esposa em casa e tenras namoradas por aí". Como este não respondesse, separaram-se logo, cada qual indo à sua vidinha. Na qualidade de intruso sem querer, por mero acaso da vida (até porque as orelhas vão para onde não são chamadas - adágio guineense). ri-me por dentro, valendo-me da experiência que levo do terreno. "E as mulheres de Bissau, heim?! "O mesmo não se poderá dizer delas?!" "Ou estarão à salvo do pecado da carne?", vi-me a questionar de mim para comigo.
Com efeito, faz lembrar o saber popular guineense "dunu de boca má dunu de mala" (um bom falador suplanta tudo e todos - numa tradução livre). E saber que as mulheres têm mais saldo que os homens, a crer num sábio, pode servir de consolo. 
É o caso. Por via de regra, as mulheres guineenses julgam-se moralmente superiores aos homens. E se pecam (comendo o fruto proibido na rua, ou mesmo em casa, como fazem alguns esposos modernos) fazem-no apenas e só, por culpa do marido, mesmo que este seja daqueles, já em vias de extinção, que não matam uma mosca fora de casa, por muito boa e apetitosa que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário