domingo, 20 de novembro de 2011

JÁ NÃO HÁ HOMENS

No meu tempo de Mansoa brigar era o pão nosso de cada dia. Era, por assim dizer, o nosso desporto favorito. Andar aos murros era sinónimo de "matchundade", um verdadeiro rito de passagem para a idade adulta. Todos os machos dignos desse nome eram obrigados a lutar para se afirmarem socialmente. Praticava-se o jogo limpo. A luta não passava de "luto lambo bu bate" ( a agora denominada luta livre), com socos e pontapés à mistura. Não se podia fazer recurso aos dentes. Seria batota pura e dura; o que desenhonraria o infractor e o deixaria mal visto aos olhos dos espectadores. Pois, morder não era coisa de homens, considerava-se. Consequentemente, estava-se à vontade. Podia-se lutar à vontade dias a fio sem consequências de maior. Ninguém morria por lutar. Aliás, só se morria no engraçado jogo de "lambo bu bate" se os feiticeiros metessem lá a sua colherada; o que raramente acontecia. Era toma lá um soco e dá cá outro. Agarra-me, que eu te agarro. Vamos lá a ver quem é o mais forte, o mais inteligente, o mais resistente. Era divertido o jogo. Um jogo praticado por homens corajosos sem maldade, por homens às direitas.
Hoje, já não é mais assim. Todo o mundo se acobardou; pior, virou assassino. A "defesa" é que está a dar (o que equivale a dizer, faca, lâmina, garrafa, até pistola e tudo). Ai de quem não tenha uma nos tempos que correm. Com efeito, já não se brinca, lutando. Agora lutar é um jogo de vida ou morte. Perdeu piada a coisa.
Noutro dia estava eu na Chapa de Bissau junto à Photo Arco Íris à espera de tocatoca (transporte colectivo urbano). Um dos ajudantes de um dos tocatocas acabadinhos de aí estacionar para apanhar passageiros desatou a discutir com um moço que se encontrava na paragem. O moço aparentava uma confiança de super-homem e era todo sorrisos nervosos: « chega só aqui, que eu dou cabo de ti num abrir e fechar de olhos», desafiou o ajundante. Este, não menos confiante, pelo menos assim me pareceu, fazia prever com o seu argumentário uma luta de touros. Mal avançou na direcção do seu oponente, este, para meu espanto, voou célere que nem um louco à caça de uma garrafa. Que cobardolas, disse, com desprezo, para os meus botões. Que jogasse limpo, como no meu tempo de Mansoa, e logo se veria quem era o mais forte, o mais inteligente, o mais resistente.
Assim vão os estímulos e reacções na minha terra. Razão tinha Dale Carnegie, autor norte- americano de livros de auto-ajuda, que aconselhava a "NÃO DISCUTIR" (no seu caso, por outras razões. Do seu ponto de vista, não adianta discutir porque o ser humano é Ilógico e Contraditório). E na nossa Guiné, por razões óbvias, há que evitar o mais possível, não vá o diabo tecê-las. Os Homens de verdade lutam desarmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário