segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ANTÓNIO INDJAI APOSTA NA AGRICULTURA

A Produção agrícola é uma das grandes apostas do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai,que cultivou este ano cinco bolanhas. Contudo, começar não foi fácil, de acordo com Adelino Mané, responsável-mor pela produção.
O General António Indjai está contente com o seu desempenho como agricultor. Apela para que se aposte na agricultura, diversificando a produção.
A bolanha mais pequena rendeu 683 sacos. Na da maior dimensão conta-se com dois mil sacos. «Para o ano será melhor», prevê Adelino Mané.

domingo, 26 de janeiro de 2014

O CONGRESSO DO PAIGC JÁ TEM DATA

O VIIIº Congresso do PAIGC vai ocorrer de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro do ano em curso, em Cacheu, norte do país, sob o lema "Inspirados em Cabral, Unir e Fortalecer o PAIGC, Rumo ao Desenvolvimento".

ANTONIETA ROSA GOMES LANÇA DOIS LIVROS

Na sua estreia como escritora, Antonieta Rosa Gomes, ex-ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, brinda o público leitor com dois livros: "DA MUTABILIDADE DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS" E "RETRATOS DE MULHER", apresentados por Carlos Vamain e Leopoldo Amado, o prefaciador do "Retratos de Mulher".

"Da Mutabilidade dos Contratos Administrativos", resultou da sua tese de mestrado. Com a sua publicação paga uma dívida contraída com os alunos da  Faculdade de Direito de Bissau (FDB).
O Director da FDB, João Mendes Pereira, foi aluno da escritora no 4º ano na cadeira de Direito Administrativo II, esteve na cerimónia de lançamento, e mostrou-se satisfeito com a  obra, até porque "irá enriquecer o acervo da faculdade".
 
"Retratos de Mulher" nasceu de «recordações de infância, constatações e indagações que requerem mais reflexões que respostas».
Antonieta Rosa Gomes acredita, como dizia a outra, que "não se nasce mulher, torna-se mulher". "Que as mulheres têm de assumir a sua condição para  poderem provocar a mudança que se impõe".
«"Retratos de Mulher" é um livro surpreendente e interessante porque faz referência à várias facetas da mulher, sobretudo, da mulher guineense», assegurou a leitora Anisa Tavares.

Antonieta Rosa Gomes licenciou-se em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Brasil, e mestra em Direito do Estado e doutoranda em Estudos Africanos no ISCTE, Lisboa, Portugal.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CARNAL 2014 TOMA POSSE

Ao conferir posse aos membros da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2014, a Secretária de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Helena Paula Barbosa, pediu-lhes máxima responsabilidade para que o evento seja exemplar. E desejou-lhes boa sorte.

O Coordenador da Comissão, que conta com muitos anos de experiência acumulada desde 1995 como vice-presidente e secretário executivo, João Cornélio Gomes, acredita que a sua equipa irá dar o seu máximo para que tudo corra pelo melhor.
Garante que o Carnaval deste ano será diferente para melhor e mais justo, uma vez que os grupos carnavalescos de todo o país poderão concorrer em "pé de igualdade", até para que se "possa sentir o carnaval no interior"

O Carnaval 2014, cujo lema é "Carnaval da Integração Sub-Regional e da Promoção da Cultura da Paz", começa a 1 de Março próximo.

RESULTADOS DA 3ª JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL

A 3ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão conheceu os seguintes resultados:

Balantas 1 Estrela Negra de Bissau 0
UDIB 1 Bula 3
Benfica 1 Porto 0
Bafatá 2 Mavegro 0

O Sporting Club de Bissau joga hoje à tarde com o Cuntum F.C.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ESTRADA DE FARIM

Antes, viajar de e para Farim era um autêntico terror para a alma e uma tortura para o corpo, devido ao mau estado da estrada.
Agora é um prazer enorme.
Isto para não falar do potencial económico.
Só falta mesmo uma ponte sobre o rio.

SEM COMENTÁRIOS

«22 ANOS AO SERVIÇO DA PAZ, JUSTIÇA E ESTABILIDADE», BISSAU, 14 DE JANEIRO DE 1992 / 14 DE JANEIRO DE 2014, PRS (PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL).

A " INEVITABILIDADE" DA GUERRA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL

Saturnino  Costa, Presidente em exercício do PAIGC, falou da "inevitabilidade" da guerra de Libertação Nacional no Dia dos Heróis Nacionais, 20 de Janeiro:

«Camaradas, ingratamente, mal-agradecidamente há quem diga que Cabral queria a guerra. Não é verdade! Onde está Duarte M'baná?! Onde está João Rosa?! Onde está Victor Pinhel?! Para só falar nos três. Gudfredo Vermão de Sousa, professor que leccionava ali atrás (aponta para os lados do Hospital Simão Mendes, estava a discursar na sede do partido libertador, na abertura da palestra  alusiva a data, sob o tema "Inspirados em Cabral, Unir e Fortalecer o PAIGC, Rumo ao Desenvolvimento")...Onde foi encontrado?! Num poço. Metido num poço. Massacre de Pindjiguiti... (limpa uma lágrima no canto do olho).
Dizem que Cabral não imitou Senhôr,  Sekou Touré. Imita-se (leia-se, fala-se) com quem quer falar. Chegamos a conclusão de que a Luta Armada de Libertação Nacional tinha de acontecer.»

"UMA MORTE INÚTIL A DE CABRAL"

Carlos Correia, ex-Primeiro Ministro, considera a morte de Amílcar Cabral de inútil porque aconteceu num momento em que os colonialistas estavam cônscios da derrota.

BOA SORTE A QUARESMA

Quaresma é um jogador extraordinário. Mostrou-o no Porto, equipa bem gerida por Pinto da Costa.
Com a saída do Porto, pode dizer-se que se perdeu, e Portugal perdia assim um grande jogador.
Agora que regressa à casa, pode ser que volte a dar nas vistas, a seu bem e a bem das Quinas.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RESULTADOS DA 2ª JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL

A segunda jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão registou os seguintes resultados:

Benfica 0 Mavegro 0
Sporting 0 Balantas 0
Bafatá 1 Estrela Negra de Bissau 1
Bula 1 Cuntum 0
Portos 1 UDIB 1

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

"CABRAL ERA CONTRA GOLPES DE ESTADO"

« Cabral era contra golpes de Estado, disso não há menor dúvida. O primeiro golpe de Estado em África foi no Togo. Nessa altura golpes de Estado eram uma coisa impensável. A seguir ao Togo há o golpe na Argélia. Lembro-me que Sekou Touré se pôs contra. Denunciou aquilo de forma veemente, naquele estilo dele, categórico. E quando se deu o golpe de Estado do Gana Contra Kwame Krumah ele caiu em cima dos argelinos: "vocês estão a ver?!"»!, Aristides Pereira, in "Minha Vida, Nossa História", pp144 e 145, de José Vicente Lopes, Spleen Edições.

sábado, 18 de janeiro de 2014

ADIAR A VIDA

Adiar a vida
Adiar os sonhos
Tudo adiar
Mas, a vida não se adia

Cada dia, um paraíso perdido para sempre
Cada noite, a maldição dos pesadelos
A insónia

A Fome,  a conta dos dias
O Medo, das noites

Esmagador o comer, prioridade primeira

Se comezinhas como o básico são adiados...
Que se dirá dos sonhos?!

Adiar a vida
Mas, como?!
Se a vida não se adia...

Santa Fome
Adeus Sonhos
Adeus Vida 
Até um dia

ESTAMOS KO

Canseira, muita.
Sofrimento a rodos.
Dor, muita dor.
O Golpe.
Estamos KO.

ESTRADA DE FARIM INAUGURADA

Ao presidir, ontem, em Jugudul,  a cerimónia inaugural  da reabilitada e alargada estrada  que liga Mansoa a Farim, o Presidente de Transição Manuel Serifo Nhamadjo expressou um profundo agradecimento a BOAD e a UEMOA e à empresa Greenline pela materialização da obra. Obra essa que considera da maior importância para o país e para a subregião.
O Ministro das Infra-Estruturas, Rui Araújo Gomes, encara a estrada como a melhor de sempre.
Falando em nome da Região de Oio, o Governador Regional, Domingos M. Brandão, e o régulo de Mansoa, aladje Joaquim Sambu, exprimiram a satisfação que vai na alma dos residentes. E como as dificuldades ainda persistem, esperam mais do Governo e dos parceiros.
Os financiadores, o banco BOAD, a título de empréstimo, e a UEMOA, donativo, reiteraram o compromisso de continuar a ajudar a Guiné-Bissau na sua estratégia de desenvolvimento.

RESULTADOS DA 1ª JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL

O Campeonato Nacional da Primeira Divisão começou na semana passada e conheceu os seguintes jogos e resultados:

Benfica 5 / Bafatá 1
Balantas 1 / Bula 0
UDIB 1 / Mavegro 1
Porto 0 /Cuntum 0
Estrela Negra de Bissau 1 / Sporting 1

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A TGB COMEÇA AMANHÃ UMA GREVE DE TRINTA DIAS

Os profissionais da Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB) começam nesta quinta-feira uma greve de trinta dias para reivindicar  três meses de "subsídios"(leia-se salários) em atraso, a efectivação de funcionários e a melhoria de condições laborais. 
A propósito, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Armindo Handem, esteve esta tarde na TGB para os demover da ideia. De resto, o seu esforço não foi coroado de êxito.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ADEUS, REI EUSÉBIO

Conheci o Rei Eusébio em Benfica, num café que ficava à frente da Residência Universitária de Benfica, a minha residência de sempre. Mostrou-se muito simpático e acessível, o que me encantou ainda mais com a sua pessoa. Até me ofereceu uma carta postal, que autografou, onde aparecia a sair de uma baliza com a bola segurada debaixo do braço,  de resto, uma das suas imagens de marca. 
O Professor Marcelo Ribeiro de Sousa tem razão quando diz que Eusébio nasceu povo e morreu povo. O Eusébio  era de facto a personificação da humildade.

Quanto às homenagens:
ouvi ideias que me agradaram de sobremaneira e seria bom que fossem concretizadas; a saber:
- Uma avenida que ostente o nome do Rei Eusébio;
- Os restos mortais trasladados para o Panteão Nacional;
- O Estádio da Luz passar a chamar-se Eusébio;
- A substituição da Águia por uma imagem de Eusébio.

sábado, 4 de janeiro de 2014

AS PERSONALIDADES DO ANO

SEGUINDO O EXEMPLO DE ALGUNS JORNAIS INTERNACIONAIS, DECIDI CRIAR A MINHA LISTA DE PERSONALIDADES NACIONAIS DO ANO, GUINEENSES QUE SE DESTACARAM PELA POSITIVA AO LONGO DO ANO ORA FINDO.

Ei-los:

LUÍS VAZ MARTINS, Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), pela coragem, perseverança, visão, coerência,  amor à Guiné e à humanidade. Numa palavra, pelo excelente trabalho desenvolvido à cabeça da LGDH.

ADBULAI SILÁ, escritor.
Foi condecorado em França com a medalha "Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres", em Julho.
Viu o seu livro "As Orações de Mansata" encenado em Portugal (Coimbra, Braga, Évora e Campo Benfeito).
Publicou "Dois Tiros e Uma Gargalhada".

MARAM MANÉ, Directora da Escola Nacional de Saúde (ENS), pela descentralização da escola através do Projecto Sul, iniciado com o Polo Bolama (2010), continuado com o Polo Catió (2012) e concluído com o Polo Empata (2013), tudo,  localidades remotíssimas e esquecidas, onde falta quase tudo, a começar nas acessibilidades.

BACARI SANHÃ, treinador dos Balantas de Mansoa, campeões nacionais da Primeira Divisão Nacional de Futebol.
O campeonato não começou de feição para os Balantas. Até porque o Benfica mostrava-se um gigante, ganhando e praticando um futebol bem vistoso, com o "quota" Benté a encantar os adeptos sempre que entrava para "acabar" de vez com a equipa adversária. Os Balantas, como uma gota, foi batendo, batendo, batendo, até que "furou" a rocha benfiquista que parecia de todo inexpugnável.

ARMINDO TUÉ NA BAGNA (BRUMA), futebolista.
Foi um ano inesquecível para o luso-guineense, que teve um desempenho fora de série tanto no Sporting como na Selecção Nacional Portuguesa de Sub-21, exibições que redundaram na sua tranferência milionária para o Balatassaray, da Turquia.

E JÁ AGORA:

JOSÉ RAMOS HORTA, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU
Pelo empenho na resolução dos graves problemas político-militares que minam o país.

GOVERNO TIMORENSE
Pela presença inesperada e oportuníssima; pelo dinheiro, kits eleitorais, pessoal técnico e um membro do Governo para acompanhar de perto o desenrolar do censo eleitoral.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

KUMBA IALÁ NÃO DEIXA SAUDADES

O Ano Novo não podia começar melhor. Logo no seu primeiro dia não é que o eterno candidato Koumba Ialá anuncia ao país a sua "retirada da vida política e partidária" e a decisão "irrevogável" de não se candidatar às próximas eleições presidenciais e perfilar-se para a lista de "figuras de retaguarda" de um futuro senado, uma vez que, a seu ver, "o país precisa de homens grandes políticos e porque não, de homens grandes militares"! Contudo, a decisão, bem ao seu jeito, não deixa de ser contraditória, dado que no dia seguinte declarava o seu apoio ao candidato presidencial Nuno Nabian, tendo até prometido fazer campanha a seu lado. Ao que parece, a sua retirada inesperada da vida política foi forçada pela circunstância de ser uma carta fora do baralho do partido que até há bem pouco tempo liderou como um monarca absoluto - o Partido da Renovação Social (PRS). Koumba Ialá chegou ao mais alto cargo da nação guineense e o seu partido às rédeas do poder Executivo depois da guerra civil de 7 de Junho de 1998 por cansaço e desespero da família guineense, revoltada com o desgoverno do PAIGC, comandado por João Bernardo Vieira (Nino). A governação do PRS revelar-se-ia caótica (um nunca mais acabar de decretos presidenciais a exonerar e a nomear ministros; salários que não eram pagos e que continuam ainda por pagar - cerca de nove meses), corrupta (quem não se lembra dos "desvios de procedimento", da "serpente que engolia dinheiro"?!) e tribalista (com a errónea política de discriminação positiva a favor de uns quantos da etnia balanta até aí supostamente marginalizada em benefício da "gente da praça"). O Presidente Koumba Ialá acabaria golpeado por incapacidade e desvario. Ainda assim, não aprendeu com os anos da travessia do deserto. Nas últimas eleições presidenciais de 2012,apurado para a segunda volta, Koumba Ialá lidera o grupo dos cinco contestatários,que, diga-se de passagem, passou das marcas ao não respeitar a decisão final do Supremo Tribunal de Justiça(STJ). E como se fosse pouco, poucas horas antes do Golpe de Estado de 12 de Abril, véspera do início da campanha para a segunda volta do escrutínio, koumba Ialá faz um verdadeiro discurso de guerra ao anunciar que não haveria segunda volta para ninguém. E não houve mesmo! Pura coincidência?! Koumba Ialá sai de cena pela porta dos fundos, derrotado, temido, odiado e desprezado por muitos e muitos conterrâneos.