sexta-feira, 28 de setembro de 2012

UM DIA TRISTE PARA A GUINÉ-BISSAU

Nos últimos dias a QUESTÃO DE UM MILHÃO DE DÓLARES relativamente à Guiné-Bissau tem sido "QUEM VAI FALAR NA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS? O PRESIDENTE DE TRANSIÇÃO OU O PRESIDENTE INTERINO DEPOSTO?
Ao que tudo indica, segundo a RDP-África, quem terá a honra de usar da palavra em nome da GUINÉ-BISSAU é o segundo. Ou seja, o Presidente Raimundo Pereira. A confirmar-se esta informação, a GUINÉ-BISSAU, não obstante a vergonha por que tem estado a passar devido ao Golpe de 12 de Abril, sairia a ganhar claramente. Há que pôr um "STOP" definitivo aos golpes de Estado. Pois, há mecanismos legais e constitucionais para solucionar todos os problemas. Logo eu que votei Serifo Nhamadjo, nas últimas presidenciais para impedir que Carlos Gomes Júnior chegasse à "CASA BRANCA GUINEENSE" (por discordar da sua candidatura e pelo REINO DE IMPUNIDADE que plantou)!
A CPLP, também,  ganharia de forma inequívoca por ajudar um país irmão a reerguer-se do caos. Isto para não falar da União Europeia e da ONU.  Quanto à CEDEAO, uma vergonha incomensurável. Tem sido uma vergonha ver os seus militares, armados até aos dentes, como se costuma dizer, deambularem todos os dias  pelas poucas estradas alcatroadas de Bissau.
QUE A DEMOCRACIA VINGUE NA GUINÉ DE UMA VEZ POR TODAS!

sábado, 22 de setembro de 2012

JORNADA DE REFLEXÃO: "PENSAR MANSOA "AÓNTE, AÓS E AMANHÃ"

Da iniciativa do Fórum de Concertação para o Desenvolvimento de Mansoa (Kasa Grande), a Jornada de  Reflexão, realizada de 7 a 15 do corrente mês, juntou filhos e amigos de Mansoa, de ontém e hoje. Imagens do passado e do presente foram exibidas. Testemunhas do Mansoa de "Aónte" e de "Aós" brindaram os presentes com os seus relatos. A tristeza de um lado, a revolta de outro....  "MANSOA QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ". Rolaram lágrimas... "Nô Mansoa murri". Ainda assim, do presente, isto é, do Mansoa Fantasma, há ganhos a assinalar; como sejam: o Licéu Quémo Mané, que não sabe o é uma greve, num sistema de ensino prenhe delas; o hospital, muito prestigiado até além-fronteiras; a Rádio Sol Mansi e a co-existência harmoniosa entre muçulmanos e cristãos.
Homenagens não faltaram: a professor Lubo; prof. Silva; capitão Ialá; capitão Braimassinho, recém-falecido; Mário Coró; tio Tiago; Silá Djaló; Pinto Martins, "que não perdia um penalty"; Joaquim Quinzinho Araújo, ex-dirigente dos Balantas; Mamadu Embaló, o homem dos filmes do "Cine Clube Os Balantas"; Padre Deonísio, grande impulsionar do ensino liceal; Padre David, o fundador da Sol Mansi; Imã Aladje Abubacar Djaló, grande imã, pela sua modernidade, tolerância e sabedoria; aos Combatentes da Liberdade da Pátria, Sancum Sissé, Carlos Sambú (os dois estiveram no Tarrafal), M'Baire Yaga e Armando Bodjam (os hasteadores da bandeira nacional em Mansoa, a última a ser hasteada na Guiné independente).
Espera-se que para o ano haja mais uma jornada de reflexão quanto mais não seja para desabafar e matar saudades.