sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As Minhas Leituras - "Inteligência, a Resposta Criativa", Osho





Excertos do livro "Inteligência, a Resposta Criativa", do sábio indiano Osho
Osho, místico indiano


Todo este sistema educacional existe para destruir a inteligência, levando-o em direcção à memória. A memória é útil, utilitária. A inteligência é perigosa; não tem utilidade para o status quo, não tem utilidade para os interesses estabelecidos. As pessoas inteligêntes sempre se revelaram difíceis só por causa da sua inteligência. Elas não conseguem fazer vénias a qualquer coisa estúpida. E a nossa sociedade está cheia de superstições, de estupidez.

-----------------------------

Diz-se que quando Moisés, na sua raiva, despedaçou as tábuas dos dez mandamentos, toda a gente correu a apanhar um bocado.
Claro que os ricos e os políticos foram os primeiros. Eles apanharam todos os bocados bons, nos quais estava escrito "cometer adultério", "mentir", "roubar". Os pobres e todos os outros só apanharam os bocados que diziam "não poderás", "não poderás".

------------------------------

Diz-se que quando Henry Thoreau saiu da universidade, Emerson deu uma grande festa para celebrar a ocasião. E ele disse aos participantes:
- Estou a dar a esta  festa não porque Thoreau conseguiu obter grandes conhecimentos na universidade, mas porque ele foi capaz de voltar da universidade e ainda continua inteligente.

-------------------------------
A pessoa inteligente comporta-se de acordo com a situação e a estúpida de acordo com as respostas prontas a usar.

-------------------------------

O Diabo disse a Eva:
- Ele proibiu-vos estas duas árvores. Sabes qual é a razão? A razão é que, se comerem destas duas árvores, vocês vão ficar iguais a ele, e Ele é invejoso. Ele não quer que vocês se tornem divinos. Ele não quer que vocês se tornem deuses, cheios de sabedoria e de vida eterna.
------------------------------
O diabo deve ser contado como o primeiro revolucionário do mundo e o primeiro homem a pensar em termos de evolução, de sabedoria, de vida eterna.

-------------------------------

Você pode continuar a pertencer a uma nação, mas não há necessidade de dar muita importância a fronteiras criadas no mapa. Elas estão só no mapa, não as comece a ver no chão. É aí que você se torna cego.

-----------------------------

A ciência desenvolveu-se no Ocidente, mas a espiritualidade desapareceu. No Oriente, a espiritualidade desenvolveu-se mas a ciência desapareceu. De ambas as maneiras, o homem ficou pobre e só pela metade. O meu esforço é para criar um ser humano inteiro, que seja capaz de ser científico e espiritual em simultâneo.
------------------------------
"Quando eu era novo, sabia demasiado. Quando fiquei maduro, experiente, passei a saber só uma coisa - que era absolutamente ignorante", Sócrates
-------------------------------
Nós temos sido criados para seguir os poderosos - o pai, a mãe, o professor, o padre, Deus. Essencialmente, têm-nos dito que quem quer que tenha o poder está certo: "O poderoso está certo e você tem de o seguir".Tal acontece simplesmente porque não é preciso inteligência para o fazer. Tal acontece simplesmente porque você nunca pode ser responsabilizado.

-------------------------------
Sou complemente a favor da desobediência. Mas a desobediência não é simplesmente contra a obediência. A desobediência está acima da obediência e da chamada desobediência descrita nos dicionários. A desobediência é simplesmente a afirmação da sua inteligência: "eu tomo a responsabilidade e vou fazer tudo o que sinto que está certo para o meu coração, para o meu ser. Eu não vou fazer nada que vá contra a minha inteligência."
--------------------------------
A dúvida é a mãe da confiança.

---------------------------------
Os santos sonham sempre que estão a pecar.
Os pecadores sonham sempre que se tornaram santos. Os pecadores têm os sonhos mais belos, porque têm pecado toda a sua vida. Eles estão cansados de todas essas coisas.
Nos sonhos, a parte  que é negada fala consigo, o seu inconsciente fala consigo: o inconsciente  é a parte negada.
---------------------------------
O sonho é compensatório, compensa a sua vida acordada.
---------------------------------

" Sê uma luz para ti mesmo", Buda

--------------------------------

Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Alfred Adler e outros pensam que o consciente e o inconsciente são algo natural. Não são. O inconsciente é um produto da civilização. Quanto mais a pessoa é civilizada, maior é o inconsciente que ela tem, porque civilização significa repressão.

-------------------------------
A vida aqui neste planeta pode tornar-se realmente aquilo que o homem sonha que existe no paraíso. Não há necessidade de ir tão longe. E ninguém sabe o caminho nem ninguém  alguma vez lá foi. E aqueles que lá foram nem sequer mandaram uma carta: "Chegámos!" Que pessoas miseráveis - nem um cartão de Natal... Mas o paraíso tem de ser criado; não há nenhum paraíso na existência. Tem de vir da consciência do homem.
-------------------------------
O Ocidente precisa de meditação. E o Oriente precisa de medicina; ele tem o corpo doente. O Ocidente está doente na alma.
-------------------------------
Quando ele se tornou rei, chamou todos os seus ministros e disse-lhes:
- Esta vai ser a minha lei e esta a minha ordem para vocês: eu quero experimentar tudo uma vez, mas nunca duas vezes. Por isso, a mesma comida não me deve ser servida outra vez, a mesma mulher não me deve ser trazida outra vez - tudo só uma vez!
Pelo fim do ano, eles vieram dizer-lhe:
- Já não é possível continuar. Tudo o que podíamos fazer, fizemos. Agora estamos a ficar doidos - não conseguimos encontrar coisas novas!
O rei disse:
- Está bem - eu vou renunciar a tudo!
E tornou-se um sannyasin. Ele disse:
- Agora acabou! Eu provei todas as coisas uma vez, qual é a vantagem de provar duas vezes? Eu não sou estúpido! Uma vez está bem - agora eu conheço o gosto -, mas qual é a vantagem de repetir o gosto?

------------------------------
A vida é sempre excitante, porque cada passo o leva a outra encruzilhada.
A inteligência é hesitante.
Fique na encruzilhada, pense, medite, mas, uma vez que tenha decidido, então esqueça todas as outras alternativas - avance. Uma vez que decida avançar, toda a sua energia é necessária aí. Não se divida nem deixe metade da sua mente pensar em alternativas. É assim que a pessoa tem de usar a hesitação.

------------------------------
O mundo seria melhor se houvesse menos pessoas confiantes.
Olhe para os Hitlers - eles são muito confiantes. Eles pensam que Deus lhes deu o trabalho grandioso de mudarem o mundo. Eles são pessoas estúpidas, mas muito confiantes. Nem mesmo Buda é tão confiante como Adolf Hitler, porque Buda não é estúpido. Ele compreende a complexidade da vida. Ela não é tão simples como pensa Hitler, mas ele avança e as pessoas seguem-no.

------------------------------
uma mente tensa torna-se estreita. uma mente descontraída torna-se ampla.

------------------------------

O mestre Zen disse ao arcebispo:  "Jesus estava a repetir os velhos profetas. Você está a repetir Jesus. A repetição não vai ajudar ninguém. Você precisa da sua própria experiência - essa é a única salvação, a única libertação."
--------------------------------
É estranho que o amor seja obsceno e o assassinato não, que os amantes sejam condenados e os soldados recompensados, que a guerra esteja certa e que o amor esteja errado.
--------------------------------
Um bando de pássaros ia a voar pelo céu e um pássaro perguntou ao outro:
- Porque é que nós seguimos sempre este líder estúpido?
E o outro respondeu:
- Não sei. Eu ouvi dizer que só ele é que tem o mapa.